21 ago, 2019

[RESENHA] As Crônicas das Irmãs Bruxas #1 – Enfeitiçadas

Cate Cahill é uma moça de 16 anos e mora em Chatham com suas duas irmãs e seu pai. Sua mãe morrera recentemente, e incumbiu a moça de cuidar de Maura e Tess. Só que esta não é uma tarefa fácil, uma vez que todas as três são bruxas e tem que guardar esse segredo, porque nem mesmo o pai das três tem conhecimento disso. Se alguém ao menos suspeitar, coisas terríveis podem acontecer a elas, porque não há nada que os Irmãos odeiem mais que as bruxas e magia.

Pra piorar a situação, Cate descobre uma antiga profecia sobre três irmãs, que vai deixá-la em pânico. Em breve ela também terá de declarar sua intenção: se casar ou entrar para a Irmandade, e qualquer uma dessas escolhas parece que vai afastá-las de Maura e Tess. Qual decisão Cate deve tomar? Em quem ela pode confiar? Ela conseguirá cuidar das irmãs como prometeu à sua mãe, mesmo quando a profecia parece ir contra essa promessa?

Desde que soube que este livro seria lançado no Brasil fiquei em uma espera angustiante, contando os dias para poder lê-lo. Adoro livros que contam histórias de bruxas, então, podem imaginar como minhas expectativas eram altas em relação à obra.

A narrativa da autora me conquistou de início, é ao mesmo tempo densa e sutil, algo que só experimentei poucas vezes. Ela nos apresenta um ambiente familiar cheio de segredos, com personagens de personalidades fortes e que cativou meu interessem em cada página. E como o livro se passa no final do século XIX, todo o ambiente de época me fez ficar ainda mais alvoroçado para devorar cada página. Cada elemento, como roupas, a cidade e a sociedade da época são retratados com maestria.

É uma época onde as mulheres tinham que ser submissas, não deveriam estudar e ser apenas o que o marido quisesse. E é aí que a protagonista não se encaixa, ela é forte, decidida, e tem duas irmãs que se igualam no quesito personalidade. No decorrer da história, a autora nos apresenta várias surpresas quanto às outras personagens, o que me deixou ainda mais contente com a leitura.

É apresentado também um triângulo amoroso muito interessante, com dois personagens que vão arrebatar o coração de muita gente, mas olha, tenho certeza de que em pouco tempo a maioria vai cair de amores por Finn, um homem inteligente e que cativa não somente a Cate. Durante a leitura eu sempre almejava mais cenas com esses dois.

O que mais me surpreendeu foi a forma como a magia foi colocada na história. Não era o que eu esperava, é sutil, bem elaborado e só me fez gostar ainda mais de tudo. O final é simplesmente surtante, quando você acha que tudo se encaixou, vem algo e muda tudo, e isso me fez querer ter a continuação em mãos imediatamente, mas infelizmente não tenho.

Enfeitiçadas entra sem dúvida para a minha lista de livros favoritos. É romântico à medida certa, inteligente e surpreendente. Por trás de tudo, aborda temas interessantes como a liberdade da mulher. Me fez rir, ficar apreensivo e querer matar alguns personagens, me levou com certeza ao extremo de amor e ódio.

Título: Enfeitiçadas Série: As Crônicas das Irmãs Bruxas Páginas: 272 | Autor(a): Jessica Spotswood 
Tradutor(a):  Ana Ban  Editora: Arqueiro | Ano: 2014

Avatar

Tags: ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

9 Comentários

  • Avatar
    Júlio César
    agosto 27, 2019

    Essa temática mais fantasiosa sempre me atrai, curti o enredo do livro, é interessante a luta das irmãs para se manterem “ocultas” em sua condição de bruxas, a forma de pensarem que vai contra a cultura da época, sendo uma forma mais “pra frente”, moderna se comparada ao restante da população. Dica anotadisima!!

  • Avatar
    Luna
    agosto 27, 2019

    Eu já tinha visto este livro por aí, mas confesso que ainda não tinha prestado muita atenção nele. Gosto de histórias sobre bruxas em filmes, na literatura só tive um contato superficial, com a série Diários do Vampiro, onde a melhor amiga da Elena é uma bruxa.

    Acho que apreciaria muito conhecer este livro, apesar do triângulo amoroso, que é algo que não costuma me agradar nas histórias. Gosto do fato da protagonista e das irmãs dela terem personalidade forte e não se sujeitarem aos costumes da época. Se tiver uma oportunidade, vou ler o livro!

  • Avatar
    CRIS
    agosto 27, 2019

    Oi Koldney!
    Não conhecia esse livro, adoro temas de bruxas e encantos. Pela sua resenha parece um livro infanto juvenil, por ter tudo na medida. Fiquei instigada em ler e conhecer mais dessas irmãs que estão a frente de sua época e mais para saber as surpresas que me aguarda, parabéns pela resenha obrigado pela dica!

    • Avatar
      Koldney
      agosto 27, 2019

      Oi Cris.
      O livro na verdade e bem Jovem Adulto, a protagonista precisa tomar decisões bem interessantes e os elementos de segundo plano são bem mais pro lado adulto. Mesmo assim espero que dê uma chance ao livro.
      Abraço.

  • Avatar
    Laneh Martins
    agosto 26, 2019

    Oi Koldney.

    Esse tema de bruxas não é meu tema favorito, e nunca senti vontade de ler, mas lendo sua resenha fiquei curiosa. Gosto de livro que é tudo na medida certa, e esse livro é bem desse jeito. Não conhecia a obra, e acho que para “iniciar” nesse tema, esse livro é uma boa.

    • Avatar
      Koldney
      agosto 27, 2019

      Oi Laneh.
      Super indico esse livro tanto pela pegada das bruxas, quanto pelo fato de que ele é importante para alguns debates sociais. Espero que dê uma chance para essa história.
      😉

  • Avatar
    Dayhara Ribeiro Martins
    agosto 25, 2019

    Poxa vida, eu tenho esse livro a tanto tempo na minha estante que já tinha até esquecido dele, acredita? Sem contar que não imaginava que a história pudesse ser tão incrivel assim, estou impressionada. Sua resenha me despertou a curiosidade! Espero ter a oportunidade de ler.

    • Avatar
      Koldney
      agosto 27, 2019

      Oi Dayhara.
      Menina, dá um chance pro livro. Além da autora saber contar de forma interessante a história das bruxas, ele trás assuntos bem pertinentes pra gente refletir e até conversar com amigos. Espero que você leia e goste.
      😉

  • Avatar
    Greice Negrini
    agosto 23, 2019

    Eu amei esta trilogia, apesar de não ter gostado muito do segundo livro. Mas adorei a personagem, como a feitiçaria foi colocada na trama e como elas tinham que viver com tudo aquilo. Parece estranho para os dias atuais, mas a perseguição era enorme mesmo.