28 ago, 2019

[RESENHA] Furthermore #1 – Além da Magia

Alice Queensmeadow tem quase 12 anos, e mora com sua mãe e os irmãos em Ferenwood, uma cidade totalmente mágica onde as cores são sinal de magia. Mas Alice é albina, ou seja, sempre fora tratada diferente pelos colegas por ser considerada alguém com pouca ou quase nenhuma magia. Quem sempre esteve ao seu lado foi o seu pai, no entanto há três anos ele simplesmente desapareceu levando apenas uma régua e nunca mais retornou para casa.

Com a aproximação da Entrega, evento anual onde todas aqueles que completarão 12 anos podem apresentar os seus poderes aos Anciões e receber um desafio a ser cumprido, Alice está bastante ansiosa. Como se isso não fosse o bastante, Oliver Newbanks, um antigo colega de escola e que sempre a maltratou, retorna à sua vida dizendo que precisa de sua ajuda. Após as coisas não irem tão bem para ela no tão esperado evento, Alice decide ajudar Oliver, e então embarcar naquilo que ela sempre sonhou, uma grande aventura. Os dois então viajam para Furthermore, uma terra também mágica, mas que é cheia de regras, guarda inúmeros segredos e perigos, além de não ser tão gentil quando Ferenwood.

Recebemos esse livro em parceria com a Editora Universo dos Livros. Eu já queria lê-lo há muito tempo porque, se vocês não sabem, é da mesma autora da série Estilhaça-me, a Tahereh Mafi (que eu adoro). No entanto, eu estava procrastinando a leitura por causa um certo receio: será se a autora seria capaz de mudar tão radicalmente a sua veia narrativa de uma distopia sexy e adulta, para algo tão juvenil? Meus amigos, depois de mais de 400 páginas, aqui estou eu bem arrependido de não ter lido esse livro antes.

A narrativa da autora é a primeira coisa que obviamente mudou. Aqui ela conseguiu imprimir um ótimo dinamismo graças à escolha de ter uma voz narrativa contando a história. Ela interage com o leitor, e fez com que eu me sentisse totalmente dentro da história. Há pausas em pontos essenciais  onde há explicações sobre algumas coisas bem importantes, e nada parece forçado. Quanto à escrita, a Tahereh foi capaz de me mostrar que conseguiu encontrar a voz para escrever algo para o público juvenil. Claro, a narrativa é muito menos poética (e eu falo sempre disso porque é uma das coisas que eu mais adoro) e bem mais divertida e focada nos detalhes desse mundo criado para o livro.

Outro ponto importante é a construção de personagens. A Mafi faz isso com maestria, e não seria diferente aqui, não é mesmo? Me envolvi bastante com as personalidades de Alice e Oliver, mas também fui capaz de me conectar com cada personagem que foi aparecendo ao longo do livro, mesmo que ele aparecesse por pouco tempo. Tudo com uma dose certa de humor. Às vezes aquele despretensioso, outras o humor necessário para o alívio de momentos tensos, mas o que achei bem interessante, foi o humor negro que está presente mesmo em algo para o público jovem.

Além dos personagens, todo o universo criado pela autora também é algo muito interessante. Eu não seria capaz de descrever de qual fonte fantástica a Mafi bebeu para escrever o livro, tamanha a sensação de que tudo é muito único. Esqueça tudo o que você conhece sobre magia, poderes e como usá-los. Além da Magia tem sua própria essência, ao mesmo tempo que foge de muitos clichês (não na história dos personagens em si, mas na apresentação da magia), trás também coisas óbvias de uma forma totalmente nova e envolvente.

Quem me conhece sabe que eu adoro problematizar assuntos em livros, e não se enganem se acham que por ser um livro infanto-juvenil, eu não fiz isso. A Mafi conseguiu abordar temas que trazem reflexões que podem ser aplicadas às nossas realidades, principalmente com relação a consumo, desperdício, certo ou errado, caráter. Acreditem, esse consegue ser um livro bem mais profundo do que aparenta em um primeiro momento.

Todo o trabalho gráfico do livro está incrível. Sou muito chato com relação à capas, mas ao meu ver a dessa edição é quase tão linda quanto a da versão original. Ela imprime bem a essência tanto da história quanto da Alice. A diagramação também está de parabéns, a Universo tomou todo o cuidado com os detalhes. O único problema é o fato das páginas serem brancas. Acho que em pleno 2019 eu nem preciso mais explicar porque isso me desagrada né?

Posso dizer com toda certeza que Além da Magia me surpreendeu positivamente, e me fez gostar ainda mais da Mafi. Já tenho a continuação aqui e começarei a ler muito em breve, porque obviamente estou sedento por conhecer mais desse universo.

 

Título: Além da Magia Série: Furthermore Páginas: 368 | Autor(a): Tahereh Mafi  |Tradutor(a): Mauricio Tamboni  Editora: Universo dos Livros | Ano: 2017

Avatar

Tags: , , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

4 Comentários

  • Avatar
    Marijleite
    setembro 04, 2019

    Acho essa capa tão linda e a premissa da história é super interessante. Bom saber que o livro lhe surpreendeu, que a autora fez um bom trabalho e lhe agradou, eu quero muito ler ele e ver tudo pelo que a personagem vai passar. Amei sua resenha.

  • Avatar
    Gra
    setembro 02, 2019

    Que blog mais fofo, parabéns pelo capricho.
    Quanto ao livro, não conhecia até então, mas já me interessei.
    Adoro esses livros que tratam a questão racial, já quero ler.
    Essa coisa de magia também me atrai bastante.
    Obrigada pela dica!

    Beijokas!

  • Avatar
    Simeia da Silva
    setembro 02, 2019

    Não li a série Estilhaça-me , mas quero muuuito. Esse livro me pegou na capa primeiramente e depois na sinopse, lendo a sua resenha me encantei mais ainda, livros de magia, leves e que ainda passem algo bom, me ganham com facilidade. Já quero descobrir que aventura foi essa e como lidaram com tudo.

  • Avatar
    Jessica Oliveira
    agosto 31, 2019

    Oi, tudo bem?
    Eu ainda não li nenhum livro da Tahere Mafi, mas já vi várias resenhas positivas dos livros dela. Adorei a dica, até porque gosto muito de infanto-juvenis e quando misturam com magia, então nem se fala. Já vou anotar a dica aqui e assim que der irei lê-lo.

    Beijos.

    Books and Movies
    http://www.booksandmovies.com.br/