07 fev, 2020

[RESENHA] Duff

Oiii seus lindos, hoje vim contar para vocês um pouquinho sobre Duff, este livro que eu estava mais do que ansiosa para ler, principalmente depois de assistir ao filme, e fico feliz em dizer que estou amando os dois e que o livro é maravilhoso! Com uma história super envolvente e apaixonante. E sem mais delongas, vamos aos fatos que provocaram tanto amor!

Bianca Piper não é o que todos podem considerar a garota mais bonita do colégio, mas é uma jovem inteligente, leal as amigas e acredita (pelo menos a princípio) que não se importa com a opinião de terceiros sobre ela. Além do mais a garota se acha esperta demais para se igualar as meninas tolas do colégio, por isto que ela nunca cairia na conversa mole de Wesley Rush.

Wesley é o típico cara popular de colégio norte americano: lindo de morrer e riquíssimo! Mas Bianca é imune ao charme do rapaz, e não credita nada que ele diz para ela, até que ele a apelida de DUFF, uma sigla em inglês para Designated Ugly Fat Friend (que seria algo como a amiga gorda, feia e desengonçada), o que implica dizer que Bianca viveria a sombra da beleza das melhores amigas.

Acontece que a vida pessoal de Bianca (mais especificamente no que diz respeito ao relacionamento com seus pais) não vai nada bem, e em um desespero por distração, nossa menina acaba por beijar Wesley! Este mesmo, que ela declaradamente odeia e que nunca cairia na conversa mole, mas este nem é o maior problema, o pior de tudo não é ter beijado Wess, o pior de tudo é que ela gostou do beijo.

Partindo deste primeiro beijo, Bianca começa a ter uma inimizade colorida com Wees, utilizando o rapaz como válvula de escape para os problemas que tumultuam sua mente. Mas como tudo sempre tem uma falha, de tanto utilizar o playboy como distração, ela acaba se apaixonando pelo garoto que ela mais odiava no colégio.

Eu esperava muito que o livro fosse semelhante ao filme, mas há grandes e importantes diferenças que me fizeram amar os dois de formas distintas. A história do livro é um tanto quanto mais pesada do que a do filme e eu não esperava por isto.

Os problemas pessoais que assolam a Bianca são muito maiores e delicados do que o bullying em decorrência da imagem (que por si só já é um tema importante), mas ela passa por coisas dentro de casa que são o real motivo para que ela busque de forma até um pouco inconsequente por distração.

Eu amei o livro de formas que eu sequer sei explicar, porque foi muito interessante ver o crescimento e aprendizado da Bianca, não só quanto aos problemas pessoais dela, mas principalmente como pessoa. Ela se tornou uma mulher no fim do livro, com maturidade e aprendizados que eu adorei acompanhar o aprendizado.

O Wess foi um personagem que me surpreendeu também, porque de início ele é o típico popular babaca: é lindo e sabe que é, então se utiliza disto para poder pegar todas as garotas que quiser. Mas ele vai evoluindo no decorrer da história e demonstrando ter problemas em casa, os quais a Bianca ajuda a resolver e ele amadurece muito também no decorrer da história.

Uma coisa que eu gostei no livro e que no filme eu não gostei: o Tobby (o garoto por quem a Bianca tem um crush fortíssimo no início do filme é só mais um babaca que usa a Bianca de DUFF, mas no livro ele é só um cara inteligente que faz amizade com a Bianca e não é nem um pouco babaca, diria até mesmo que ele é um fofo compreensível e eu gostei muito dele.

Outro ponto que eu amei no livro é que ainda que a Bianca fique encanada com o negócio de ser uma DUFF ela não se afasta das melhores amigas, ela continua sendo amiga (ainda que omita determinadas informações, como o fato de ela usar o Wess como válvula de escape) e de toda forma as amigas ainda assim ajudam ela a resolver as encrencas nas quais ela se mete.

O livro apresenta muitos aprendizados, revi várias coisas da minha vida enquanto lia, mas apesar dos temas fortes e importantes a escrita da autora é muito leve e possui diversas cenas engraçadas, o que torna a leitura bem leve.

A edição está muito linda, eu gosto bastante desta capa, principalmente porque diz muito sobre a Bianca. A diagramação é simples, as folhas são amareladas e a fonte está em um tamanho ótimo, e para a alegria geral da nação: não encontrei erros de revisão!

A escrita da autora é muito leve, o que torna a leitura extremamente fluida, o único defeito deste livro é que ele acaba! E eu queria muito saber como seria a vida da Bianca e do Wess na faculdade e tal, mas a bem da verdade é que eu queria mais desta história maravilhosa porque eu tão somente não consigo me desapegar destes personagens, só leiam gente, serio, é uma história muito amorzinho e vale a pena demais ser conhecida pelo universo.

Tem mais resenha de romance contemporâneo amorzinho por aqui:

Título: Duff Páginas: 328| Autor(a): Kody Keplinger  Editora: Globo Alt | Ano:2016

Avatar

Tags: , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

7 Comentários

  • Avatar
    c
    fevereiro 14, 2020

    Oi, Aninha!
    Eu já assisti o filme, pois tinha na Netflix (não sei se ainda tem) e lembro que curti bastante. É um filme super gostoso e que passa uma mensagem bem importante, ainda hoje. E acredita que eu não fazia ideia que ele era uma adaptação? Fiquei feliz em saber que o livro consegue ser ainda melhor e trabalhar questões ainda mais importantes.
    Adorei a sua resenha!
    Bjss

    • Avatar
      Aninha
      fevereiro 15, 2020

      Eu acredito que o filme ainda esteja lá sim, kkkkk quando eu assisti ao filme eu também não sabia que ele era adaptação kkkkk Mas gosto bastante dos dois.

  • Avatar
    Helana Ohara
    fevereiro 14, 2020

    Esse livro é uma delicia de ler. Gosto tanto do livro como do filme. Também queria saber como seria a vida da Bianca e o Wess durante a faculdade. Seria interessante ter dado uma continuação só para gente ter um gostinho

    • Avatar
      Aninha
      fevereiro 15, 2020

      Simmmm, nossa eu queria muito uma continuação com a vida deles na faculdade kkkkk

  • Avatar
    Marijleite
    fevereiro 13, 2020

    Amei sua resenha, fiquei bem animada para ler sabendo que você curtiu tanto assim a leitura. Bom saber que o livro tem temas um pouco mais pesados e aprofundados que o filme. Agora, preciso adquirir um exemplar para conferir a história da Bianca.

  • Avatar
    Camila - Leitora Compulsiva
    fevereiro 12, 2020

    Oi, Aninha.
    Ganhei um exemplar desse livro na época do lançamento, mas ele acabou encostado aqui e não li. Passou um tempo e acabei assistindo o filme. Achei a trama bem bacana, mas depois de ver o filme, fiquei achando que não valeria mais a pena ler o livro… Que bom que encontrei a sua resenha e percebi que estava errada! Vou ver se consigo dar uma chance a essa leitura agora e poder descobrir o que tem de diferente e de parecido entre livro e filme!
    Beijos
    Camis – blog Leitora Compulsiva

    • Avatar
      Aninha
      fevereiro 13, 2020

      Quando eu peguei o livro eu já tinha assistido ao filme também e no inicio estava com a mesma sensação, mas vale muito a pena a leitura, porque é realmente maravilhoso!