10 fev, 2020

[RESENHA] Tarde Demais

Oi gente! Hoje vim conversar com vocês sobre um dos livros mais pesados que li ano passado. Tarde Demais da Colleen Hoover se mostrou uma leitura muito mais difícil de fazer do que imaginei e vou explicar isso durante o post, então continue lendo! 

Cuidado, esta resenha pode conter gatilhos pois o livro fala sobre relacionamento abusivo, drogas e estupro e tudo isso é abordado aqui.

Sloan é uma jovem mulher que já passou por muita coisa na sua vida, mas nada se compara ao inferno que vive atualmente. Para proteger o irmão mais novo, que tem problemas mentais e precisa de tratamentos especiais em uma clínica caríssima, ela mantem um relacionamento com Asa Jackson, ele é quem banca todo o tratamento desde que o Estado cortou o benefício que cobria as despesas do tratamento.

O que tem de ruim nisso, você pode está se perguntando, o que tem de errado nesta situação toda é que além de estar presa em um relacionamento em que ela não suporta o parceiro, Asa é um traficante em ascensão e que possui um grande problema de temperamento. Sloan não tem qualquer privacidade dentro de sua casa e é obrigada a fazer todas as vontades de Asa. Ela é constante mente abusada e estuprada por ele (porque olha, quando a mulher é forçada a fazer sexo então isso é estupro). O pior de tudo é que Sloan não vê nenhuma forma de se ver livre deste inferno num futuro próximo.

Mas é aquilo, né? A vida é uma caixinha de surpresas, e o destino achou legal então colocar Carter em seu caminho. Eles se conhecem na aula de Espanhol e de cara surge uma atração entre os dois, mas logo Sloan descobre que ele está trabalhando para Asa e parece que tudo imaginou que ele pudesse ser se torna exatamente o contrário. Ao mesmo tempo, Carter se mostra o extremo oposto de seu companheiro o tempo todo e ela não pode deixar de perceber e desejar isso.

Asa é um homem ganancioso que pretende dominar tráfico dentro da universidade local, mas ele também é uma pessoa que não sabe lidar com a rejeição. Sloan é, na visão dele, a melhor coisa que já lhe aconteceu e ele também se vê como um presente na vida dela e por isso vai fazer o que for preciso para conseguir chegar onde almeja e manter Sloan ao seu lado.

Se você chegou aqui então percebeu como essa leitura foi intensa (pra dizer o mínimo). Colleen Hoover criou um enredo tão pesado que eu realmente não consegui falar dele até agora e faz meses que finalizei Tarde Demais. A trama é doída demais, tudo o que Sloan passa é pesado e por ser narrado em primeira pessoa toda a história ganha um componente muito pessoal e absolutamente íntimo.

Carter é um homem cheio de mistérios e eu já suspeitava qual seria o seu papel nesta trama, porém me vi duvidando das minhas suspeitas em alguns momentos. Ele é extremamente protetor e realmente se guia pelo que é certo, ainda que isso comprometa parcial ou totalmente as suas obrigações. Foi interessante acompanhar alguns dilemas deste personagem.

Asa por outro lado é a síntese de tudo que eu mais desprezo em um homem. Ele diz que ama Sloan, mas a intimida e maltrata, usa as armas que forem necessárias para fazer com que ela continue com ele, sem mencionar as cenas de estupro! Ele é ardiloso, manipulador e elevou a outro nível o nojo que eu poderia sentir por um personagem (nem Dolores Umbridge me causa tanto asco!)

Como já mencionei, esse livro é narrado em primeira pessoa, porém temos uma coisa aqui que eu adoro: o ponto de vista é intercalado entre capítulos narrados pela Sloan, Carter e Asa. É meu tipo de narrativa favorita, assim realmente parece que estou entrando na cabeça do personagem e consigo compreender melhor a construção dele.

Achei o trabalho da Galera com a capa simplesmente maravilhoso. A diagramação está simples, mas muito bonita e confortável e por incrível que pareça a tradução e revisão não ficaram tão ruins! Achei pouquíssimos erros na edição, o que foi um alívio bem vindo (inclusive eles poderiam levar esse padrão para mais livros como a série de Corte de Espinhos e Rosas!)

A trama de Tarde Demais é impecável, Colleen Hoover conseguiu me fazer sentir junto com seus personagens. Alívio, raiva, rancor e nojo foram só alguns dos sentimentos que permearam esta leitura que, com toda a certeza, além de ser uma das minhas favoritas deste ano também foi uma das mais difíceis que fiz, em termos de carga emocional, durante toda a minha vida.

A minha única ressalva quanto a este livro é que se você tiver uma saúde mental mais frágil (como eu mesma tenho), talvez Tarde Demais acabe sendo um gatilho para você, então recomendo pese este fator antes de decidir ler a obra. No mais eu termino esta resenha recomendando fortemente esta leitura.

Título: Tarde DemaisPáginas: 384 | Autora: Colleen Hoover  
Tradutora:  ???  Editora: Galera Record | Ano: 2018

Jéssica

Tags: , ,

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

9 Comentários

  • Avatar
    Yvens Castro
    março 12, 2020

    Olá, Jessica! Tudo bem?

    Eu já conhecia esse livro, mas infelizmente ainda não consegui ler “Tarde demais”, pois parece ser uma leitura incrível e envolvente. Parabéns pela resenha, ficou bem legal!
    Dica anotada!
    Abraço!

  • Avatar
    Leitura Enigmática
    março 05, 2020

    Desejo ler essa obra já há algum tempo, espero poder fazer isso esse ano, pois estou muito curioso para não só saber dessa história, como conhecer a escrita da autora, pois não li nada dela até hoje.

  • Avatar
    Tay Meneses
    março 04, 2020

    Já tinha ouvido falar desse livro, foi legal conferir melhor do que se trata. Embora seja um tipo de obra que naturalmente eu leria, a trama por algum motivo não me chamou a atenção.

  • Avatar
    Camila
    fevereiro 24, 2020

    Olá tudo bem?

    É bem certo dizer que ao se deparar com escrita de Collen, a pessoa ou ama ou a detesta. Eu li recentemente um dos livros dela e ainda não sei muito bem definir a minha relação com a autora. Então acredito que sua resenha tenha vindo em boa hora, agora sei que preciso ler esse livro para enfim dar um veredicto. Adorei sua resenha, por sinal.

  • Avatar
    Pollyanna Campos
    fevereiro 18, 2020

    Olá, tudo bom?
    Eu vi tantas, mas tantas resenhas negativas sobre esse livro que já havia desistido de lê-lo. Agora, após ler sua resenha, fiquei super curiosa para conferir e tirar minhas próprias conclusões.
    Essa leitura parece ser de fato muito pesada, no entanto, parece ser o tipo de história que abre nossos horizontes para novas realidades e perspectivas.
    Anotei a dica e espero poder ler em breve. Amei sua resenha <3
    Beijos!

  • Avatar
    Rayanni
    fevereiro 17, 2020

    Olá, tudo bem? Eu gostei muito desse livro, principalmente pela forma como a autora não evidenciou o romance na história e focou em outros temas, acho que deixou a história mais intensa aos leitores!

  • Avatar
    Larissa Dutra
    fevereiro 13, 2020

    Olá, tudo bem? Eu só li um livro na Colleen, mas já quero ler tudo dessa mulher. Lendo tua resenha só aumentou a minha curiosidade de ler Tarde Demais. Adorei!

    Beijos,
    Duas Livreiras

  • Avatar
    Ivi Campos
    fevereiro 12, 2020

    Infelizmente este livro não foi para mim o que foi pra você. Eu não gostei da protagonista e achei forçado demais determinadas escolhas e posicionamentos dos personagens. Entendi a proposta do livro, mas não consegui me envolver com o enredo e sinceramente, julguei a protagonista o tempo inteiro.
    Beijos

  • Avatar
    Renata
    fevereiro 11, 2020

    Nossa! Eu tenho esse livro da Colleen mas na verdade não imaginava quão forte é a história dele.
    A autora tem uma escrita maravilhosa na minha opinião e já li livros dela mas imagino que esse é um daqueles que marcam né.
    A questão do gatilho é interessante dizer, porque pode acarretar em uma ressaca ou algo pior então gostei que destacou isso.
    Fora o peso do livro, gostei demais da sua resenha , super bem feita.
    beijos

    http://www.chuvanojardim.com.br